Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Homo-Oníricus




Isso talvez nem seja uma verdade – Seja! Que tem a verdade a ver com a realidade? – mas duvido, e estou certo de minhas duvidas, que o pensamento  tenha surgido na rudimentar  mente do símio ta-ta-ta-ta(etc)avô do homem como mágica.

Estou convencido de que o homem primeiro sonhou e só muito depois articulou dos sonhos o pensamento.
Existem teorias – não me peçam para citá-las por nome, pois nunca fui apresentado a elas adequadamente. Apenas ouvi falar e limitei-me a acreditar nelas, tal como fiz com outras quimeras, como; “boas noites de sono”, “felizes para sempre”, “cachorros sem pulgas”, “deuses benevolentes” e o coelho da páscoa – E sem mais tergiversações,  voltando às teorias acima mencionadas, existem linhas (as quais também não fui formalmente apresentado) de pensamento que afirmam ser a realidade um produto da nossa mente, surgindo a medida que nos conscientizamos dela.

Se é assim, se a realidade veio a existência através dos nossos primeiros pensamentos estruturados e se esses pensamentos foram os sonhos primevos de nosso ancestral , então a nossa realidade surgiu quando nosso honorável  hepta-avô ( vamos chamá-lo de  Homo-Oníricus) olhou um dia para as estrelas e sonhou o mundo abaixo delas.

Nós somos conseqüência de um sonho.
Você por acaso pensa que está pensando? Então pense, quando foi que involuimos do sonho à intelectualidade? 

Certo, tudo tem um preço...
Talvez devaneios não resultassem mesmo na invenção da roda e do motor a diesel e certamente não teríamos exterminado os Dentes-de-sabre com nossas fantasias e nem descoberto o fogo.
Mas quando caímos para fora de nossos sonhos e para dentro do mundo, o caminho de volta ficou turvo, obscuro e pegamos atalhos demais em muitas encruzilhadas perdidas e nos perdemos de nós.
Pagamos um alto preço para saltarmos de Oníricus a Sápiens,  e não estou vendo ninguém questionar se pechinchamos ou demos até a nossa ultima moeda nessa negociata com o destino (e já que a satisfação não foi garantida, podemos pedir o reembolso?).  Não sei não, mas de minha parte, sinto que fomos lubridiados de algum modo.

Sonhos moldam o mundo, então o mundo talvez esteja estagnado por falta de sonhadores. Talvez não estejamos sonhando a realidade mais, mas vendo a realidade, parece que estamos dormindo.

Haveremos de despertar algum dia do Sono para O sonho?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...